Interfaces Desfigurativas

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A desfiguração na dança

Entre Terra. Elisa Schmidt. Sesc Prainha. Florianópolis. Fotografia de Eneléo Alcides.

Entre Terra. Elisa Schmidt. Sesc Prainha. Florianópolis. Fotografia de Eneléo Alcides.

A desfiguração pode ser observada em aspectos compositivos dos trabalhos de artistas do século XX como: Antonin Artaud (1896– 1948), Samuel Beckef (1906–1989), Francis Bacon (1909–1992). Estes artistas quebram o sentido e a lógica da língua, para deixar falar as sensações.

O projeto Interfaces Desfigurativas, concatenou ideias da desfiguração para a dança, imbricando aspectos das artes visuais, do teatro, da literatura e da performance para a composição dos solos Entre Terra e Meum Corpus. No Interfaces, a desfiguração foi utilizada como uma estratégia de desestabilização de linguagens, conceitos e comodidades, permeando uma discussão intensa com a identidade do sujeito que dança.

A pesquisa corporal envolveu o estudo das danças de rua, da capoeira, das artes visuais, bem como as possíveis relações sociopolíticas tramadas entre o sujeito e o mundo através do movimento da dança.  Dentre os parâmetros de criação desenvolvidos durante este projeto, estão  a relação entre ritual e identidade. Desenvolvemos  a utilização da fala decomposta, gaga, como estratégia desfigurativa, bem como o corpo como escultura movente. A partir do estudo do movimento e das sensações que eles provocam, buscamos perceber os estados psiconfísicos gerados.

Valorizamos a experiência e priorizamos a movimentação permanentemente instável,  arriscando a imersão em um terreno movediço e distinto da arte de entretenimento. Esta experiência contrapôs a espetacularização com a imersão fenomênica, abrindo outros flancos e perspectivas para o tecido dissensual de Florianópolis.

Elisa Schmidt

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