Interfaces Desfigurativas

Home » Oficinas

Oficinas

This slideshow requires JavaScript.

o Golem – experiência em desfiguração

Esta oficina explora interfaces entre a dança, a performance, as artes visuais e o teatro, através da investigação do contato da argila com o corpo e rosto. Os parâmetros de pesquisa envolvem identidade e ritual, introduzidos por estratégias de composição de faces para o rosto e esculturas  com o corpo. Cria-se uma atmosfera limiar entre a performatividade e o ritual, na qual a desfiguração desestabiliza a figura padrão do cidadão para fazê-lo experienciar outras percepções e sentidos, como o tato. Oficina de Elisa Schmidt.

PDHH

Trata-se de uma pesquisa que estabelece imbricações entre o corpo orgânico e o corpo máquina, permeando uma discussão intensa com a identidade do sujeito que dança. Pretende-se estimular a percepção aguçada para a criação cênica por meio da inserção de técnicas das danças urbanas ­- popping, loking, breaking, freestyle – e desfiguração em arte (não será utilizado argila). Dentre as proposições estão o estudo da contração e descontração muscular, o corpo em colapso,  as possíveis relações sociopolíticas tramadas entre o sujeito e o mundo através do movimento da dança, e a utilização da fala como estratégia desfigurativa. Os alunos poderão levar elementos de suas pesquisa pessoais para um momento de compartilhamento e discussão sobre as potencialidades de seu trabalho, no intuito de adquirir outros olhares para a composição cênica. Oficina de Ghel Nikaido.

Matéria-Prima

Serão ministrados exercícios práticos de composição em performance art a partir da utilização de matérias-primas selecionadas por Olivier De Sagazan, assim como a exposição de vídeos de suas obras. O artista enfatizará a desfiguração do rosto como estratégia compositiva para a performance. Com o expemplo de Antonin Artaud, Fracis Bacon e Henri Michaux, De Sagazan busca na desfiguração uma maneira de criar fissuras no sentido, na linguagem e na figura, para criar ranhuras nas identidades petrificadas pelo cotidiano. Além disso serão explanadas relações entre a biologia, a filosofia e a arte. Oficina destinada à artistas profissionais, professores e estudantes de artes. Oficina de Olivier De Sagazan

 


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: