Interfaces Desfigurativas

Home » Os Profissionais

Os Profissionais

ELISA SCHMIDT – IDEALIZADORA E CRIADORA-INTÉRPRETE 

Mestra em Teatro pela Universidade Estadual de Santa Catarina, estuda a desfiguração a partir das obras de Olivier De Sagazan (França), com contato direto com o artista. É formada em Artes Cênicas pela UDESC, com trabalho de conclusão de curso Vestígios de Ana Mendieta: Identidade, Erotismo e Morte. Em 2011 foi convidada para apresentar no Festival de performance Rencontres Improbables 6,  que neste ano homenageia o artista Olivier De Sagazan, que ocorre em Bayone, França. Esta viagem foi proporcionada pelo Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura. Ministrou aulas de máscara de argila para estudantes de Teatro na UDESC. Entre os artigos científicos publicados acerca da pesquisa de mestrado Interfaces Desfigurativas estão os textos “Ser carne de memória”, publicado na revista Dapesquisa e o artigo “Danse du chaos – Pesquisa em Desfiguração e Hip-Hop”, publicado no congresso ANDA e a entrevista com Olivier De Sagazan, publicado na Revista Urdimento. É  idealizadora da pesquisa interfaces desfigurativas (ID) em que se pesquisa transdisciplinaridades entre dança e artes visuais.

Teve sua primeira formação como instrutora de yoga em 2011, subsequentemente aprimorou seus conhecimentos com o curso de formação do Yoganataraja, de São Paulo. Aprimora constantemente seu conhecimento com aulas de iyengar yoga e G.D.S.

Pratica dança contemporânea desde 2004. Entre suas experiências em dança contemporânea constam o trabalho “Socorro”, premiado pelo Edital da Franklin Cascaes em 2008, “Estratégia” e “Instalações dançadas”.

Foi preparadora corporal e atriz do espetáculo “Vinegar Tom”, dirigido por Maria Brígida Miranda, apesentado no festival Isnard Azevedo, em 2008. Foi preparadora corporal, coreógrafa e assistente de direção do musical “Zylda- anunciou, é apoteose”, dirigido por Vera Colaço e José Ronaldo Faleiro, espetáculo premiado pelo edital de Cultura da UDESC, em 2010. Foi coreógrafa convidada da escola de samba “Consulado”, em 2012. Preparadora corporal do espetáculo “Malkia Zarité”, musical premiado pelo Fundo Municipal de Cultura da Franklin Cascaes em 2012.

Foi convidada para participar do trabalho “Amorphobia”, realizado em parceria com Clara Fernandes, premiado pelo Fundo Cultural da Franklin Cascaes. Foi contemplada pelo VII Armando Carreirão de cinema do FUNCINE em 2012. Premiada pelo Edital Petrobras Klauss Vianna de Dança em 2012.

elisateatro@yahoo.com.br

GHEL NIKAIDO – CRIADOR-INTÉRPRETE E COREÓGRAFO

Brasileiro, nascido no Rio de Janeiro em Duque de Caxias, começou a dançar hip-hop com 12 anos. Aos 16 anos aprofundou seus estudos de dança em bailes de funk, no Rio de Janeiro. Aos 18 começou a trajetória de Break. Em 2003 se profissionalizou com o sindicato de Dança do Rio de Janeiro, e foi selecionado para participar do Grupo de Rua de Niteroi, dirigido por Bruno Beltrão, com o cenário de dança contemporânea unido ao percurso de dança de rua como reflexão da dança contemporânea do Rio de Janeiro. Fez parte da criação da coreografia TELESQUAT.

Foi criador intérprete do Grupo de Rua de Niterói (GRN), diretor e coreógrafo do grupo Urbanos, estudante e idealizador de projetos de turnês de dança de hip-hop pelo Brasil e pelo exterior, bem como membro fundador do Instituto Base de Dança de Rua do Rio de Janeiro. Em 2003 realizou um espetáculo no Teatro Municipal de Cabofrio – Rio de Janeiro; espetáculo “Telesquat” na Bélgica; Festival de Dança Contemporânea “Dança Brasil” em tounê do espetáculo “Telesquat” para Brasília e Rio de Janeiro. Em 2004, foi convidado para coreografar uma instalação da noite do hip-hop do festival de dança contemporânea Panorama do Rio Arte de Dança no Rio de Janeiro. Apresentou o espetáculo “Telesquat” em Berlin, Hamburgo e Recklinrause, na Alemanha, assim como em Bern, na Suiça. Foi convidado para participar de um workshop de fusão entre dança de rua e dança contemporânea. Participou de um registro de DVD em Amsterdan, na Holanda. Apresentou o espetáculo “Telesquat”, no festival de hip-hop Breakwalls. Em 2005, iniciou uma turnê com de dois meses com o espetáculo “H2”, do Grupo de Niteroi em cidades francesas.   Participou do espetáculo de uma semana em Zagred, na Croácia. Ministrou cursos e workshops de coreografia na escola de dança Bouncé em Bern, na Suiça. Fez parte de turnês por Buenos Aires, na Argentina. Em 2006, a turnê foi realizada em Edinburg – Ecoce. 2007, realizou um mês de turnê na França com o Grupo de Rua de Niterói. Em 2010 iniciou seu contato com o artista Olivier De Sagazan e começou sua pesquisa em desfiguração em arte, por meio do estudo da performance. Em novembro apresentou a performance “Danse du Chaos” – criada em parceria com De Sagazan – como convidado do Festival de performances Rencontres Improbables 6, em Bayone, França.

Contato: georgecordeiro1@gmail.com

OLIVIER DE SAGAZAN – CONSULTOR E PERFORMER

No trabalho de performance Olivier De Sagazan exprime a fascinação sensível. Com mais de 30 anos de experiência, o artista possui em seu repertório obras como Transfiguration, Transfiguration Hybridation, Transept, L´enfermoi, que foram apresentadas em diferentes países como França, Canadá, Japão, Inglaterra e Brasil. No trabalho com escultura e desenho, ODS expôs em muitas galerias, entre elas: Marie Vitoux, em Paris; Grand’Rue, em Poitiers . Entre as bibliografias escritas sobre suas obras constam os livros: Transfiguration – Edição Democratic bocks; Le Fantôme dans la machine – Edição Universitaire D’Angers ; Carnet D’atelier – Edição Mémoire Vivante ; Etres Chairs – Edição Nazairienne ; Quand le visage perd sa face – La défiguration en art / La Violence en Art – Editição Vitoux. Participou também do filme Samsara de Ron Frick – realizador de Baraka. Mais informações sobre o artista e suas obras em : http://nefdesfous.free.fr/

Contato: nefdesfous@free.fr

COLABORADORES: 

IVO GODOIS – ILUMINADOR

Mestre em Teatro/História/Iluminação através do Programa de Pós-Graduação – Universidade do Estado de Santa Catarina e técnico em iluminação do curso de Graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Iluminação: Teatro, Dança e Música. Ministra cursos de formação em iluminação cêncica. Já participou de diversos projetos de montagem como idealizador da iluminação cênica, tal como o projeto “Werwolf” premiado pel FUNARTE 2011 e “O que antecede a morte”, premiado pelo Itaú Cultural 2010, dançados por Marcos Klann.

ROBERTO GORGATI – CENÓGRAFO

É natural de São Paulo e vive desde 1997 em Florianópolis. Atualmente é mestrando do PPGT-UDESC. Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina e tem formação técnica em Desenho de Comunicação pela ETESG Carlos de Campos/SP.

Como cenógrafo, elaborou e montou cenários, objetos de cena e iluminação para espetáculos de teatro e dança em São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Trabalhou com a Siedler Cia de Dança, Kaiowas Cia de Dança Contemporânea, Andras Cia de Dança Teatro e Persona Cia de Teatro entre outros. No ano de 2006, elaborou e construiu o cenário, iluminação e objetos de cena para o espetáculo de dança Butterfly, contemplado com o prêmio Klauss Vianna da Funarte, em 2006. No início de 2009 participou como cenógrafo do projeto Contestado em Canto e Dança. Seus mais recentes trabalhos como cenógrafo foram trabalhos com a Cia. Experimentus Teatrais/Itajaí com cenografia para os espetáculos Dois Amores e um Bicho e Luisa. Desde o ano de 2008 trabalha no projetos da Cia. Andante/Itajaí.

De 1992, a 2005, atuou na elaboração de projetos junto a artistas plásticos como Regina Silveira, Antônio Lizárraga, Gerty Saruê, Ana Tavares e Sandra Cinto na  construção de maquetes e montagem de exposições em espaços como MASP, MAM, CCBB e Centro Cultural São Paulo.

No início de 2009 participou da exposição coletiva “Gabinete “ no Museu Victor Meireles em Florianópolis. No início de 2008 participou do projeto “Máquinas”, projeto de residência artística junto com a Arco e o SESC/SC que resultou em uma exposição itinerante pelo Estado de Santa Catarina. No ano de 2006 participou da exposição coletiva  “Noiva Nua “ no espaço Arco em Florianópolis/SC.

Desde 2009 atua como professor colaborador no Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina, ministrando as disciplinas de Teatro de Animação e Cenografia.

TARO – SONOPLASTA

Graduando em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, participa como guitarrista e auxiliar de produção na banda cover Al Pesto Rock, se apresentando em eventos e bares. Além disso, se dedica à produção e composição de seu projeto musical autoral chamado Parafuso Silvestre compondo para baixo, bateria, guitarra, voz, piano e softwares digitais. Em 2010, foi convidado para compor e dirigir a trilha sonora do conto de rádio Testemunha do tempo, que foi concebido como parte de um projeto da rádio comunitária do Campeche. A trilha sonora contou com 8 faixas de composição própria buscando recriar a atmosfera característica do gênero de ficção científica. Em 2009, participou da composição da trilha sonora do curta-metragem VT de Tiaraju Verdi exposto no 12° Catavídeo. Foi convidado para novamente compôr e co-dirigir a trilha sonora do curta metragem Undó Aigô, trabalho de conclusão de curso de Artes Plásticas do então graduando Tiaraju Verdi que foi exposto no 12° Catavídeo e na Mostra de Curtas UDESC da 3a Semana Ousada de Artes UFSC e UDESC. A trilha sonora foi constituída por uma faixa colaborativa feita com Diogo Valente e Jonatas Costa e as demais faixas foram um conjunto de suas composições próprias. Atuou no Grupo de Música Experimental Super Provisório como vocalista, instrumentista, compositor e produtor. Foi integrante do Grupo Teatral Troupe La Troupe onde desempenha a função de produção, musico e ator. Participou como Músico convidado numa reunião de músicos, em prol da divulgação da arte, em Sarau promovido pelo CFH da UFSC.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: